Matriz Cubatão | Tel. (13) 3369-5000 Fax. (13) 3361-2097

Comunicação

7 de fevereiro de 2022

Complexo Viário Santa Teresinha começa a sair do papel

Mais um importante capítulo da história da Terracom começa a ser escrito. Sócia majoritária do Consórcio Complexo Santa Teresinha, a empresa, juntamente com a Teixeira Duarte Engenharia e Construções S/A, será responsável pela construção da maior obra de mobilidade urbana dos últimos 50 anos do município de Santo André, em São Paulo.

Ontem, dia 6, em cerimônia na Praça Samuel de Castro Neves, o prefeito Paulo Serra fez o lançamento oficial do empreendimento. Trata-se do Complexo Viário Santa Teresinha, que prevê a recuperação estrutural e adequação geométrica do Viaduto Presidente Castelo Branco, além de organizar o fluxo viário com a criação de três viadutos, uma ponte e dois novos pontilhões. No local, considerado o maior corredor regional, passam por dia cerca de 94 mil veículos e a expectativa é que a obra encurte o tempo de viagem de quem trafega pelo trecho.

Com prazo de execução de 20 meses, a obra já teve ordem de serviço expedida e tem prazo de entrega para agosto de 2023. Serão investidos R$ 145 milhões, através de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.

Além de pontes e viadutos, o complexo vai proporcionar reforma urbanística na região, com a atual passarela sendo substituída por uma ponte no nível do Rio Tamanduateí, a ser utilizada por pedestres e ciclistas. Outra vantagem é que a Praça Samuel de Castro Neves vai se transformar no Parque Urbano Santa Teresinha e terá playground, pista de caminhada, quadra poliesportiva, espaço pet e cobertura com vegetação nativa de médio e grande porte, incluindo árvores frutíferas.

Durante o evento, em discurso, o prefeito destacou a importância da nova reorganização viária. “É um sonho que a gente começa a realizar a partir do dia de hoje. Vai ser uma requalificação completa do local, beneficiando não apenas quem passa por lá, mas o trânsito geral da cidade”.

Um dos pontos em destaque é que o Complexo Santa Teresinha vai facilitar a ligação da Rodovia Anchieta com a Avenida dos Estados, estabelecendo a ligação de diversas empresas com o Porto de Santos.

Início da obra – O Consórcio já começou a montagem do canteiro de obra. Em paralelo, outras atividades secundárias também foram iniciadas, explica o engenheiro Juliano Colauto, gerente do contrato. “Estamos fazendo as sondagens complementares, as investigações do solo para evitar interferências de campo, além dos trabalhos de retaguarda que envolvem a verificação do projeto e a elaboração dos planos de Segurança e Meio Ambiente”.

De acordo com o cronograma de trabalho, afirma o engenheiro, a obra propriamente dita vai começar pela construção de um pontilhão na Avenida dos Estados. “O local já está sendo preparado para receber as fundações. Acreditamos que em 2 semanas os equipamentos já estejam no local”.

O grande desafio, finaliza o profissional, será causar o menor impacto possível na vida da população. “Contratamos uma empresa especialista em plano de desvio de tráfego para identificar as melhores rotas de fuga conforme a demanda”.

Viaduto Adib Chammas – Em dezembro de 2020, a Terracom entregou a obra de duplicação do viaduto Adib Chammas, que ganhou duas novas faixas de tráfego transpondo a Avenida dos Estados e o Rio Tamanduateí.

voltar