Matriz Cubatão | Tel. (13) 3369-5000 Fax. (13) 3361-2097

Comunicação

8 de abril de 2021

Gari vira herói ao salvar a vida de um bebê

Sete de abril de 2021. Para muitos, mais um dia como tantos outros. Mas para Alex Sandro Barros Gonçalves da Silva, gari da PG Eco Ambiental, responsável pela limpeza das feiras livres de Praia Grande, a data não passou em branco, pelo contrário, ele se tornou um herói.
Tudo aconteceu quando o gari estava na Rua Guaicurus, no bairro Tupi, finalizando a lavagem do chão. Ele ouviu gritos pedindo por socorro e não pensou duas vezes, entregou a mangueira para o colega de trabalho e saiu correndo. Em pouco mais de 20 metros, se deparou com uma mãe em estado de choque, segurando uma bebezinha nos braços, quase sem vida.
Seguindo seus instintos de pai, conta Alex, ele tomou o criança nos braços e, imediatamente, colocou em prática procedimentos de primeiros socorros. “A primeira coisa que fiz foi colocar a criança de bruços. Com dois dedos, levantei o queixo dela para desobstruir as vias respiratórias, pois logo imaginei que estava engasgada, afinal quando a encontrei ela estava com o corpo todo molinho e já com a pele roxa”.
E foi o que aconteceu. Com certeiros tapinhas nas costas, Alex resolveu o problema e salvou o dia. Bastaram alguns leves movimentos para a menina colocar para fora os resíduos que estavam causando o bloqueio da passagem do ar. Logo, ela começou a chorar e a corar novamente.
“Eu me senti muito abençoado e honrado em poder fazer a diferença naquele momento. Ver o sorriso no rosto de uma mãe desesperada, quase sem esperança, é algo gratificante, principalmente nos dias de hoje, com esse caos que a pandemia está causando na vida de todo mundo. Fiquei muito feliz em ajudar”.
Pai de um menino de 12 anos, o gari conta que o momento lhe trouxe também uma grande recordação. “Quando meu filho tinha meses, também precisou da mesma ajuda e eu estava lá para salvar a sua vida. A situação se repetiu hoje e eu só tenho a agradecer por estar ali para ajudar”.
O fato durou poucos minutos, mas foi o suficiente para que uma pessoa que passava pelo local registrasse tudo e publicasse nas redes sociais. Em poucas horas, a imagem viralizou e Alex ganhou o merecido status de herói. “Não imaginava tamanha repercussão”, confessa.
O fato aconteceu curiosamente na mesma semana em que os noticiários mostraram que pela primeira vez na história do Brasil, o número de mortes ultrapassou o de nascidos na região Sudeste. Foram 13.998 nascimentos em abril contra 15.967 óbitos no mesmo período, segundo dados da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais.
De fato, Alex tem do que se orgulhar. Trazer esperança e alegria é uma dádiva que está em falta nos dias de hoje. A PG Eco Ambiental agradece pela sua atitude de coragem e solidariedade.

voltar