Matriz Cubatão | Tel. (13) 3369-5000 Fax. (13) 3361-2097

Comunicação

19 de março de 2019

Obra de drenagem é concluída e trecho da pista local da Avenida Martins é liberado ao tráfego

Hoje, pela manhã, uma comitiva formada por membros da Terracom e Prefeitura de Santos foi acompanhar de perto as obras da Nova Entrada de Santos. Participaram da visita técnica o superintendente da Terracom, o engº Marcos Diniz; o diretor de Obras, engº Luiz Roberto Menin; o coordenador de Engenharia, engº Marcio Brites e, por parte da Administração, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, o secretário de Infraestrutura e Edificações, engº Ângelo José da Costa Filho e o diretor presidente da CET, Rogério Vilani.

O percurso começou pelo trecho da pista 1 (local) da Avenida Martins Fontes (sentido bairro/Centro), entre as Ruas São Sebastião e Flamínio Levy, que desde o início da manhã de hoje teve o tráfego liberado ao trânsito. Já o trecho restante, entre a Rua São Sebastião e Avenida Nossa Senhora de Fátima, permanece bloqueado por conta de obras de drenagem e deve ser liberado na próxima semana.

A reabertura foi possível após a conclusão das obras de drenagem na pista local, que integram a etapa 3 do Programa Nova Entrada de Santos. A intervenção ocorreu em agosto do ano passado. Entre os serviços executados, destaque para a limpeza das galerias de drenagem e a recuperação de duas galerias existentes neste local medindo 1,30m x 1,70m cada, dando maior vazão às águas das chuvas. A via também recebeu pavimentação, novas guias, sarjetas e calçadas, além de iluminação e a execução da ponte sobre o Rio Lenheiros (entre a Travessa Dois e a Rua Flamínio Levy). A ciclovia também foi outro ponto de destaque.

VIADUTO – Em seguida, a comitiva partiu para as obras do viaduto em curva, empreendimento que vai ligar as Avenidas Martins e Nossa Senhora de Fátima. “Na Martins Fontes, iniciamos as prospecções para identificar possíveis interferências que possam atrapalhar os trabalhos de cravação das 73 estacas de sustentação. Possivelmente, vamos iniciar essa nova etapa na semana que vem”, explica o engº Marcio Brites, coordenador de Engenharia da Terracom, empresa responsável pelas etapas 2 e 3 da Nova Entrada de Santos.

No momento está sendo realizado o remanejamento de uma adutora da Sabesp para a pista 4 (sentido Centro/São Paulo), próxima ao muro da ferrovia, da Avenida Martins Fontes e o trabalho deve ser finalizado em abril.

Já na Avenida Nossa Senhora de Fátima, as cravações seguem em ritmo acelerado, já foram erguidas 58 estacas de um total de 63.

Na sequência também serão realizados trabalhos de drenagem ao longo da pista com a implantação de três tubos de 1,5 metro de diâmetro e 280 metros de extensão. No mês de maio, nessa mesma pista, iniciará a construção da rampa para subida do viaduto, de quem vem do Centro de Santos e vai para a Zona Noroeste ou São Vicente.

Proteção – As estacas de sustentação cravadas no solo, tanto no lado da Avenida Nossa Senhora de Fátima quanto no lado da Avenida Martins Fontes, receberão proteção feita por ‘camisas’. Esses elementos são estruturas revestidas parcialmente por ferro que são preenchidos com concreto. O objetivo é que as estacas fiquem protegidas dos desgastes causado pela maré e pelo lençol freático presentes nessa área. Das 58 estacas cravadas na Nossa Senhora de Fátima, 38 delas já receberam esse recurso protetivo.

 

voltar