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Comunicação

15 de julho de 2020

Plano de Retomada Covid-19 é implantado

Se adequando a ‘nova realidade’, a Terracom implantou seu Plano de Retomada Covid-19, promovendo assim a volta ao trabalho, de forma gradual e planejada, de diversos colaboradores afastados da jornada por conta da pandemia decretada pela OMS (Organização Mundial de Saúde), decorrente do novo Coronavírus.

Tão logo o vírus chegou ao País, a empresa se sensibilizou com a gravidade da doença e passou a tomar uma série de medidas para evitar a contaminação entre os funcionários, bem como tornar o ambiente de trabalho mais seguro.

Em consonância com a implantação do Plano de Retomada da Economia do Estado de São Paulo e a classificação da Baixada Santista na fase ‘laranja, em 10 de junho, que possibilitou a retomada parcial das atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio e shopping center com medidas restritivas; a Terracom entendeu que também era hora de colocar em prática seu plano de retomada, que prevê diretrizes e ações gerais que devem ser seguidas por todos para mitigar riscos, promovendo assim um retorno aos postos de trabalho com segurança e qualidade de vida.

“É de extrema importância que todos colaborem, mantendo todas as ações de combate ao vírus que foram implantadas ao longo dos últimos meses para evitar o contágio”, informa Miriã Dias, diretora Administrativa e Membro do Comitê de Crise Coronavírus, grupo criado para definir estratégias de combate ao vírus e fiscalizar os impactos da pandemia na empresa.

A execução do Plano de Retomada é acompanhada por esse Comitê de Crise que, semanalmente, vai adotar novas medidas ou ajustar o plano caso necessário.

Entre as premissas, confira os detalhes:

 

Medidas Sanitárias:  A limpeza e higienização dos ambientes devem ser intensificadas.

 

Retorno dos Colaboradores: Deve ser avaliado junto à área médica observando as seguintes fases:

  • 1ª fase – retorno dos colaboradores em home office que não estejam classificados como “grupo de risco”;
  • 2ª fase – retorno dos colaboradores do “grupo de risco” (home office ou suspensão de contrato), exceto grávidas ou portadores de alguma patologia específica.
  • 3ª fase – retorno das grávidas e portadores de patologias específicas liberadas pela área médica.

 

Comunicação: Manutenção de uma comunicação interna eficaz no intuito de possibilitar que os colaboradores fiquem sempre bem informados quanto as diretrizes do Ministério da Saúde e também com relação as ações de combate a pandemia implantadas pela Terracom.

Intensificar a conscientização dos colaboradores quanto a importância da manutenção dos novos hábitos (uso da máscara, lavagem constante das mãos com água e sabão ou higienização com álcool em gel, distanciamento social, entre outras) para que eles permaneçam livres da contaminação tanto no ambiente corporativo quanto no familiar, tornando-se ainda multiplicadores das informações.

 

Reuniões: Ficam mantidas as seguintes orientações:

  • Reuniões presenciais somente quando realmente necessárias, exigindo-se a utilização de máscaras durante todo o período da mesma e obedecendo o distanciamento mínima de 1 metro entre as pessoas;
  • Deve ser disponibilizado álcool gel nas salas de reuniões;
  • Pessoas com qualquer sintoma da Covid-19 devem ser impedidas de participar, sendo orientadas a procurar por ajuda médica.
  • As janelas e portas devem estar abertas para garantir um ambiente arejado durante a permanência das pessoas.

 

Área comum: Ampliação do refeitório da matriz.

 

Boas Práticas:

  • Manter o distanciamento de no mínimo 1 metro entre as pessoas;
  • Sem abraço, beijo ou aperto de mãos. Continue cumprimentando as pessoas à distância. Todos estão envolvidos no mesmo cenário e entenderão que a medida visa a segurança de ambos;
  • Não compartilhe objetos pessoais como talheres, celulares e outros;
  • Permanece suspenso qualquer tipo de evento com número elevado de pessoas (treinamentos e outros);
  • Mesas dos refeitórios deverão ser mantidas com apenas 2 posições e alternadas;
  • Para adentrar na empresa, obrigatoriamente, candidatos e visitantes terão medição de temperatura e aplicação de álcool gel nas mãos.
  • Medição de temperatura na entrada dos colaboradores de forma aleatória.

 

Fase I: Implantada, com início em 15/06/2020:

 

  • Retorno dos colaboradores que estão em home office e que não fazem parte do “Grupo de Risco”;
  • Reforço da higienização de mesas e cadeiras no refeitório;
  • Alteração do horário da equipe de limpeza para que uma parte entre antes do início do expediente normal e a outra entre mais tarde a fim de executar a higienização das áreas de acordo com o mapeamento sob orientação da Gerência Administrativa;
  • Aplicação da escala aprovada pelas áreas envolvidas para utilização dos vestiários pelos funcionários de manutenção de frota, manutenção predial e usina;
  • Colocação de totens de álcool em gel com pedal nos locais de maior circulação de pessoas, evitando contato das mãos do colaborador no dispositivo. Deverá ser mantido o fornecimento de álcool em gel a cada área, independente dos totens espalhados na empresa.

 

Fase II – Implantada a partir de 06/07/2020, potencializando os cuidados com a higiene e demais práticas adotadas para combate ao Coronavírus.

 

  • Retorno dos Menores Aprendizes de Santos. Na sequência, em 07/07, ocorreu a volta dos colaboradores em home office ou com contratos suspensos e que fazem parte do “Grupo de Risco” por idade ou por conta de alguma patologia, desde que não possuam restrição por parte do médico do trabalho.
  • Acompanhamento e avaliação da lotação dos fretados em função do retorno dos colaboradores da fase I e II para tomada de ação, se necessário.
  • Entrega da ampliação do restaurante mantendo-se a tabela de horários para que haja sempre um revezamento das turmas e não ocorra aglomeração.

 

Fase III – Previsão de retorno, sem data específica, das gestantes, Menores Aprendizes de Cubatão e colaboradores com restrições médicas.

Nas 3 fases é importante atentar para:

  

  1. Aviso prévio de 48 horas para retorno ao trabalho;
  2. Em qualquer fase do Plano de Retomada da Terracom é fundamental avaliar o ambiente de trabalho do colaborador que está retornando, garantindo que seja uma área arejada (com porta e janela). Caso contrário, o local de trabalho do colaborador deve ser trocado;
  3. Na Matriz, o Técnico de Segurança do Trabalho deve circular por todas as salas, pátios e galpões com objetivo de orientar e fiscalizar o atendimento as regras estabelecidas por pelo menos duas vezes ao dia;
  4. Fica mantido o controle e acompanhamento dos suspeitos/infectados pela área médica da empresa. As comunicações diárias devem permanecer e as reuniões passam a ser semanais.
  5. Manutenção da obrigatoriedade do uso da máscara de proteção, tanto para os colaboradores quanto para todos os visitantes.

 

Importante: Por fim, é fundamental salientar que o Plano de Retomada Terracom Covid-19 avança ou retrocede de acordo com a classificação da Região no Plano de Retomada da Economia do Estado de São Paulo, que consiste em 5 fases, que vão do nível máximo de restrição das atividades não essenciais (vermelho) a etapas identificadas como controle (laranja), flexibilização (amarelo), abertura parcial (verde) e, finalmente, normal controlada (azul).

 

 

 

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