Matriz Cubatão | Tel. (13) 3369-5000 Fax. (13) 3361-2097

Comunicação

7 de outubro de 2021

Terracom apresenta Projeto Piloto 5 S

Com uma área modelo totalmente pronta para servir de exemplo e inspirar não apenas os demais setores da Matriz como também as outras unidades da empresa, a equipe de Segurança do Trabalho lançou o Projeto Piloto 5S, um programa coordenado pela Gerência Administrativa.

A apresentação foi conduzida pelo técnico de Segurança do Trabalho Edson de Godoy, responsável pelo treinamento e execução de todas as etapas do 5 S, que são, na verdade, os 5 sensos – palavras japonesas que constituem os pilares do método: Seiri (utilização – separar o que é útil do que não é); Seiton (organização – colocar as coisas em seu lugar e um lugar para cada coisa); Seiso (limpeza – é mais do que limpar, é não sujar); Seiketsu (padronização – fixa padrões de forma saudável); e Shitsuke (autodisciplina – fazer o que tem que ser feito, da maneira como deve ser feito).
Edson falou sobre os principais conceitos do 5S, exemplificou com cases de sucesso os benefícios e destacou o motivo pelo qual a empresa decidiu apostar na ideia. “Através de uma inspeção no setor de Manutenção Predial, me deparei com a falta de organização e de espaço, objetos misturados. Eu queria chegar no extintor de incêndio, mas tinham muitos obstáculos no caminho”, conta.
Após a constatação, o próximo passo, segundo Edson, foi definir uma área modelo para servir de base para o monitoramento durante a expansão do projeto. Em seguida, a equipe recebeu treinamento. “A capacitação fez com que todos ficassem engajados e dispostos a mudar a realidade”, disse orgulhoso.
O líder Wagner Castanheira dos Santos, responsável pelo setor de Manutenção Predial, ficou feliz com os resultados. “A satisfação de saber o local certo de cada peça, cada equipamento, isso dá um ganho enorme ao nosso trabalho. Espero que essa sementinha agora dê frutos para os demais segmentos da empresa. É um enorme prazer participar desta ação”.
O carpinteiro Francisco Elton Moisés Bezerra também aproveitou a ocasião para citar como a metodologia japonesa foi primordial para otimizar os serviços. “Antes eu perdia alguns minutos procurando o que eu precisava, agora, está tudo organizado e pronto para uso imediato. Isso anima a gente”.
Todo esse sentimento motivou a Gerência Administrativa a ampliar os horizontes e abrir o convite para outros setores, inclusive administrativo. “Enxergamos que todas as áreas podem aplicar o 5S. Com esse trabalho podemos mensurar o ganho em produtividade, espaço, redução de custo e, claro, qualidade de vida para nossos colaboradores”, ressaltou Maristela Barros, gerente administrativa.
Após o convite, o engenheiro sênior Mauro Veiga, responsável pelas Usinas de Asfalto e Concreto da empresa, não teve dúvida em aceitar o desafio. “Organizar os materiais é fundamental. Vejo pontos positivos para todos os departamentos. O ganho é coletivo”.
Ao fim da apresentação, o engenheiro de Segurança do Trabalho Luiz Xavier parabenizou os envolvidos e afirmou que a sinergia entre Segurança do Trabalho e Qualidade são fundamentais para a empresa garantir o bem-estar de todos. “Quando fazemos análise de um afastamento por acidente de trabalho e encontramos as causas, estamos também aplicando ferramentas da qualidade. Porém, mais do que diagnosticar causas, quando pensamos em atuar sobre elas, fazemos com que a qualidade ande de mãos dadas com a segurança”, conclui.
voltar