Matriz Cubatão | Tel. (13) 3369-5000 Fax. (13) 3361-2097

Comunicação

27 de agosto de 2020

Terracom começa os preparativos para se adequar a LGPD

Hoje foi dia de ‘kick off’, ou seja, momento em que a Terracom deu o famoso “pontapé inicial” às adaptações de trabalho necessárias para se enquadrar a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, definida na Lei 13.709/2018, que se for sancionada pela Presidência da República nos próximos 15 dias, vai entrar em vigor no país por volta do dia 15 de setembro.
Por conta disso, a empresa contratou uma consultoria externa para dar suporte a implementação da nova lei e reuniu os principais representantes das empresas do Grupo Diniz para uma conversa sobre o tema.
Durante cerca de duas horas, o consultor Luiz Antonio Ferraro Mathias, da LF Consultoria, falou sobre características da lei e fez uma apresentação do seu cronograma de trabalho para mostrar de que forma vai auxiliar as empresas, dividindo a aplicação de boas práticas e de governança de privacidade em seis passos, que são: procedimentos para tratamento de dados pessoais; mecanismos para reclamação e petições dos titulares; normas de segurança internas relacionadas aos acessos físicos; obrigações contratuais específicas; ações educativas e mecanismos de supervisão e de mitigação de riscos.
Além disso, o consultor reforçou a metodologia que irá utilizar para a condução do projeto de adequação das empresas. “Existem dois grandes desafios. O primeiro é compreender o escopo da LGPD, quais são os objetivos, a temática. O outro é o processo de quebra de paradigma, já que a LGPD trata, efetivamente, da proteção dos dados das pessoas naturais que são físicas”.
Ele finaliza a palestra mencionando que o projeto para ajuste das empresas a nova lei é composto por um conjunto de fases que começa com um inventário de dados e passa por implementação de políticas, processos de trabalho, treinamentos e adequação de controle de segurança da informação. “Teremos entre 4 a 6 meses de muito aprendizado para ter a adequação da lei concluída”.
Realizado em meio à pandemia do Coronavírus, o encontro aconteceu no auditório da matriz, cumprindo todos os protocolos de segurança e proteção exigidos, obedecendo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Decretos Municipais.
voltar