Matriz Cubatão | Tel. (13) 3369-5000 Fax. (13) 3361-2097

Comunicação

27 de março de 2020

Terracom tem 8 equipes de apoio nas ruas para fiscalização das ações implantadas pela empresa

Ciente de sua responsabilidade e do dever moral com os seus colaboradores e com a população em geral, a Terracom vem implementando uma série de medidas de prevenção ao Coronavírus com o intuito de tornar o ambiente de trabalho o mais seguro possível e evitar a disseminação do vírus, levando em conta as determinações do Ministério da Saúde.
Uma das ações estratégicas foi a criação de oito equipes de apoio, motorizadas, que já estão percorrendo as frentes de trabalho (Limpeza Urbana/ Canteiros de Obra) para dar suporte aos funcionários e, sobretudo, fiscalizar o cumprimento das ações adotadas pela empresa. Cada equipe tem à disposição um veículo adesivado, de fácil identificação, além de termômetro infravermelho.
Para centralizar as informações, instituiu um Comitê de Crise, composto por membros da Diretoria, Segurança do Trabalho, Recursos Humanos, Comunicação e Área Médica. O grupo se reúne todos os dias para analisar providências adotadas e futuras, bem como monitorar os impactos do Coronavírus na vida dos colaboradores.
Outras iniciativas já estão em pleno andamento. Confira:
– Fornecimento de álcool em gel para higienização das mãos dos colaboradores.
– Aferição da temperatura corporal dos colaboradores por amostragem.
– Higienização das instalações da empresa, nos moldes do que está sendo feito nas ruas, pontos de ônibus e entorno das Unidades de Saúde, em Santos e em Guarujá. A matriz foi a primeira a receber esse “banho” em suas instalações, com reforço nas áreas de circulação de pessoas. A partir de agora, gradativamente, o mesmo procedimento está sendo adotado nas demais unidades.
– Nos refeitórios internos, foi intensificada a higienização e o número de cadeiras teve redução de 50% para o maior espaçamento das pessoas. Além disso, os talheres são envelopados individualmente e os utensílios são trocados a cada 30 minutos. Neste ambiente, ao término da refeição, o funcionário é orientado a deixar o local o mais rápido possível.
– Através do Departamento de Comunicação, há ampla divulgação de notícias referentes as formas de prevenção (baseadas nas orientações do Ministério da Saúde), bem como comunicados frequentes sobre as medidas adotadas pela empresa.
– Os ônibus de transporte dos funcionários também estão sendo higienizados duas vezes ao dia.
– Demarcação do solo para garantir o espaçamento obrigatório das pessoas nas filas do ponto eletrônico, refeitório e desjejum.
– Cancelamento de eventos internos e externos, de qualquer natureza, bem como utilização de recursos virtuais para reuniões imprescindíveis.
– Reforço na limpeza das áreas administrativas para higienização permanente de corrimãos, telefones, torneiras, maçanetas, interruptores e outros objetos de uso coletivo.
– Espaçamento dos funcionários de um mesmo setor.
– Dispensa através do Descanso Remunerado para menores aprendizes, gestantes e portadores de doenças crônicas.
– Adoção do sistema de rodízio, home office e férias para funcionários que se enquadram no “grupo de risco” e ainda para parte dos demais colaboradores que compõem o quadro da empresa.
– Liberação da catraca para entrada dos funcionários com o intuito de evitar as filas e aglomeração do pessoal.
– Atuação da área médica no mapeamento dos casos suspeitos e ou confirmados de coronavírus para, assim, a empresa tomar as medidas necessárias de isolamento dos demais colaboradores que tiveram contato com essas pessoas.
– Colocação de “pias móveis” em pontos estratégicos para que os funcionários possam lavar as mãos com água e sabão com mais frequência.
– Retomada do Diálogo Diário de Segurança (DDS), com as seguintes regras: realizado ao ar livre, com poucos participantes e mantendo a distância mínima recomendada de 1,5 metros entre cada um. Essas reuniões tem o intuito de reforçar as ações da empresa no combate ao Coronavírus.
– Compra de termômetros infravermelho ou “termômetro pistola”, equipamentos que podem medir rapidamente a temperatura da superfície sem entrar em contato com a pele da pessoa.
Através destas ações e de muitas outras que ainda serão tomadas, levando em conta a própria evolução dos casos e as diretrizes do Ministério da Saúde, a Terracom se mostra sensível ao gravíssimo problema e não medirá esforços para garantir a saúde dos seus colaboradores.
Por fim, vale lembrar que boa parte das nossas atividades são consideradas “serviços essenciais”, de acordo com Decreto Federal nº 10.282, de 20 de março de 2020, e Decretos Estadual e Municipais.

voltar