Matriz Cubatão | Tel. (13) 3369-5000 Fax. (13) 3361-2097

Comunicação

20 de março de 2020

Ações da Terracom em prevenção ao Coronavírus

Ciente de sua responsabilidade e do dever moral com os seus colaboradores e com a população em geral, a Terracom vem implementando uma série de medidas preventivas e de segurança com o intuito de tornar o ambiente de trabalho o mais seguro possível e evitar a disseminação do vírus, levando em conta as determinações do Ministério da Saúde.

Para centralizar todas as informações, instituiu um Comitê de Crise, composto por membros da Diretoria, Segurança do Trabalho, Recursos Humanos, Comunicação e, claro, sua Área Médica. O grupo se reúne todos os dias para analisar providências já adotadas e futuras, bem como monitorar os impactos do Coronavírus na vida dos nossos colaboradores.

Entre as principais medidas já criadas, destaque para:

– Através do Departamento de Comunicação, elaboramos boletins diários com orientações sobre as mudanças que estão sendo implementadas na empresa com foco na prevenção da doença. Esses informativos são enviados por e-mails e afixados nos murais/quadros de avisos de todas as nossas unidades.

– Divulgamos amplamente comunicados de orientação quanto as formas de prevenção, baseados em fontes oficiais como o Ministério da Saúde.

–  Nos refeitórios, intensificamos a higienização das instalações.

– Ainda nos refeitórios, criamos uma rotina de revezamento dos colaboradores para evitar aglomeração. Além disso, providenciamos o envelopamento dos talheres de forma individual e a troca dos utensílios para servir o almoço, a cada 30 minutos.

– Orientação aos funcionários para que ao término da refeição, deixem o local o mais rápido possível.

– Os ônibus que fazem o transporte dos funcionários também passou a ser higienizado duas vezes ao dia, antes da entrada dos colaboradores pela manhã e, após expediente, na volta para as residências.

– Evacuação da área de desjejum para evitar aglomeração na hora do café da manhã. Agora, eles pegam o alimento e consomem no próprio local de trabalho.

– Orientação para espaçamento obrigatório das pessoas na fila do Ponto Eletrônico  com intuito de evitar aglomeração.

– Cancelamento de eventos internos e externos, de qualquer natureza.

– Utilização de recursos virtuais para evitar as reuniões presenciais.

– Contratação de pessoal para reforçar as equipes de limpeza com o intuito de proporcionar higienização permanente de corrimãos, telefones, dispenser, torneiras, maçanetas, interruptores e outros objetos de uso coletivo.

– Deslocamento de funcionários para outras salas com finalidade de evitar aglomeração.

– Dispensa remunerada dos menores aprendizes (Camps) a partir da próxima segunda-feira, dia 23, com intuito de reduzir a circulação de pessoas em áreas comuns.

– Liberação de férias para os funcionários em período aquisitivo, propiciando que os mesmos fiquem em casa pelo período de um mês, em isolamento domiciliar.

– Identificação dos funcionários pertencentes ao grupo de risco para o Coronavírus para dispensá-los através do Descanso Remunerado, a partir da próxima segunda-feira, dia 23 de março, inicialmente, por um período de 30 dias. O intuito é que fiquem em isolamento domiciliar.

– Identificação das funcionárias gestantes para dispensá-las através do Descanso Remunerado, inicialmente, por um período de 30 dias, a partir da próxima segunda-feira, dia 23 de março.

– Liberação da catraca para entrada dos funcionários para evitar as filas e aglomeração do pessoal.

– Atuação da área médica para mapeamento dos casos suspeitos e ou confirmados de coronavírus para, assim, a empresa tomar as medidas necessárias de isolamento dos demais colaboradores que tiveram contato com essas pessoas.

Através destas ações e de muitas outras que ainda serão tomadas, levando em conta a própria evolução dos casos e as diretrizes do Ministério da Saúde, a Terracom se mostra sensível ao gravíssimo problema e não medirá esforços para garantir a saúde dos seus colaboradores.

voltar