Matriz Cubatão | Tel. (13) 3369-5000 Fax. (13) 3361-2097

Comunicação

19 de dezembro de 2019

Bertioga intensifica coleta de lixo residencial

Com a chegada da temporada de verão, a Prefeitura de Bertioga intensifica os serviços de coleta de lixo residencial realizados pela Terracom. Entre os dias 26/12 e 15/01 a retirada é diária em todos os bairros e a frota de caminhões aumenta, passando de 11 para 18.

Todos os caminhões que fazem a coleta de lixo pelas ruas de Bertioga são adesivados com fotos de Pontos Turísticos como: Forte São João, Cantão do Indaiá e outras Praias, são imagens que retratam as belezas naturais da Cidade. Há também frases para motivar as pessoas e convidá-las a visitarem os locais e preservá-los limpos.

A Prefeitura conta com o Disk Coleta: 0800-237-8464. As pessoas podem ligar de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, para fazer reclamações relacionadas à coleta comum. Também são aceitas sugestões dos moradores.

Confira todos os serviços de coleta realizados no Município:

Cata Treco
A Operação Cata Treco passa em todos os bairros, de segunda a sexta-feira, recolhendo materiais como: móveis, eletrodomésticos e outros artigos volumosos. O caminhão faz o processo de retirada de material para reciclagem. Tudo que for reciclável é recolhido, encaminhado ao transbordo, selecionado e enviado para o aterro sanitário.
Também é possível solicitar o serviço através do telefone: (13) 3319-8035, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Cata Poda
Tem a finalidade de recolher o material de podas de árvores e vegetação em geral. Esse serviço é feito por agendamento, através do telefone (13) 3319-8035.

Coleta de resíduos sólidos
Acontece todos os dias nos bairros Centro, Albatroz, Vicente de Carvalho, Maitinga, Rio da Praia, Jardim Raphael, Vista Linda, Indaiá, Chácaras, Riviera, Guaratuba, Costa do Sol, Morada da Praia e Boracéia. Já as localidades Buriqui Costa Nativa, São Lourenço e Caiubura recebem o caminhão toda segunda, quarta e sexta-feira. No Sítio São João e nas áreas que fazem parte do Parque Estadual de Restinga, Canto de Itaguá, Chácaras Mogiano e Praia de Itaguaré possuem caçambas que são trocadas sempre que necessário.

Descarte de pilhas, baterias, lâmpadas e eletrônicos
Os produtos sem uso não podem ser rejeitados no lixo comum, por isso, os estabelecimentos que os vendem devem oferecer local apropriado para o descarte correto.

O perigo no descarte errado desses materiais está na poluição que podem gerar ao meio ambiente, além de acidentes durante o manuseio por profissionais coletores de lixo.

Pilhas e baterias: Os comércios que vendem pilhas e baterias ou produtos que as contenham funcionam como um Ponto de Entrega Primário. Os comércios devem possuir recipientes para que a população possa depositar os materiais. Depois de arrecadar certa quantidade desse material, os comerciantes devem levar as pilhas e baterias a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) (Av. Anchieta, 1189, Centro), onde fica o Ponto de Entrega Secundário. Posteriormente, o que é recolhido é enviado para empresa recicladora/reprocessadora.

A população também pode entregar pilhas direto na CDL. Outra opção é a Secretaria de Meio Ambiente, localizada no Paço Municipal (Rua Luiz Pereira de Campos, 901, Centro).

Lâmpadas: Esses materiais devem ser descartados no Ponto de Entrega Voluntário da loja Dicico de Bertioga (Av. Marginal, 10.001, Albatroz). Posteriormente o que é recolhido é destinado corretamente para descarte ou reciclagem.

Eletrodomésticos e eletrônicos: Esses aparelhos devem ser descartados no Ponto de Entrega Voluntário da loja Casas Bahia de Bertioga (Av. Anchieta, 1855, Centro). Posteriormente o que é recolhido é destinado corretamente para descarte ou reciclagem.

Fonte: Prefeitura de Bertioga

voltar