Matriz Cubatão | Tel. (13) 3369-5000 Fax. (13) 3361-2097

Comunicação

5 de outubro de 2018

DDS traz orientações sobre tubulação de gás

Essa semana, as equipes de trabalho envolvidas nas Etapas 2 e 3 das obras da Nova Entrada de Santos tiveram um DDS (Diálogo Diário de Segurança)
diferenciado, com o tema: “Como agir em caso de emergência”.
A instrutora de treinamento Rose Dutra, da empresa Gomgás, esteve hoje cedo no Canteiro Avançado, na Avenida Martins Fontes, para passar orientações importantes com relação a situações de perigo que possam ocorrer caso haja rompimento de tubulação de gás no decorrer da obra. Na segunda-feira, dia 1, o mesmo aprendizado foi repassado aos trabalhadores dotados no Canteiro do Jabaquara, que fica na Avenida Francisco Ferreira Canto, na Caneleira.
Um dos destaques da palestra foi a apresentação das funcionalidades do aplicativo móvel do Programa de Prevenção de Danos da companhia, o Obra Segura Comgás. O app mapeia toda a rede da Comgás na cidade e gera muito mais segurança para as obras em andamento.
Ambos os treinamentos foram acompanhados pelo Técnico de Segurança da Terracom, Thiago Jean da Silva Araújo, que no total reuniu 120 funcionários na ação.
O Programa de Prevenção de Danos (PPD) busca garantir eficiência e segurança operacional para obras executadas. Nele constam instruções de como agir antes de cavar; como agir se houver rede no local; a forma correta de utilização da retroescavadeira nos locais com rede de gás e, como proceder em caso da rede ser danificada mesmo após as recomendações.
Como resultado, a empresa registrou em 2016 uma redução de mais de 30% no índice de danos em relação a 2010, atingindo o mesmo patamar médio obtido nos Estados Unidos. O aplicativo Obra Segura Comgás está disponível para download para smartphones com sistemas iOS e Android.

voltar