Matriz Cubatão | Tel. (13) 3369-5000 Fax. (13) 3361-2097

Comunicação

30 de julho de 2020

Malú realiza sonho de se tornar margarida

Acreditar num sonho e persistir. Foi com essa satisfação pessoal que Maria Lúcia Cordeiro, de 58 anos, vestiu ontem o tão desejado uniforme amarelo da Terracom, após passar 2 anos se imaginando como parte integrante da equipe de varrição da Limpeza Urbana de Santos.
O primeiro dia de trabalho da mais nova margarida começou bem cedo, às 6 horas da manhã e não faltou empolgação. Responsável pela varrição de um dos trechos do bairro do Marapé, Malú, como gosta de ser chamada, ganhou logo a simpatia das colegas. Depois, recebeu o material de trabalho, os equipamentos de proteção (EPI’s) e orientações da fiscal da turma. “Passei para ela como é feito o trabalho e os procedimentos adotados pela empresa na prevenção e combate a pandemia. Reforcei também que a nossa meta é deixar tudo limpo”, disse Jessica Novaes Moreira.
Malú vai atuar ao lado de Regina Rosa Faria, varredora há oito anos. “Vamos ficar em trio para ela aprender bem o serviço e se acostumar. Eu trabalho com prazer e já ensinei outras novatas. Aqui nesse bairro o que mais dá trabalho é recolher os ingás e as cucas que caem com frequência das árvores, a quantidade é muito grande”
Uma tarefa fácil para Malú que diz ter obsessão por limpeza, um hábito que se tornou intenso na sua vida num momento difícil que passou. “Foi há dois anos, eu estava desempregada e, mesmo com formação universitária, não encontrava trabalho. Decidi que faria faxina para me sustentar. Foi aí que fiquei obcecada por limpeza e passei a admirar o trabalho das margaridas”.
E foi durante uma faxina, comentando sobre seu desejo em se tornar uma delas, que sua história virou manchete em um jornal de circulação regional e nas redes sociais.
Não demorou muito para o sonho de Malú chegar ao conhecimento da Terracom. Entretanto, das páginas da publicação para a assinatura do contrato, foi preciso uma mãozinha do destino.
De acordo com o coordenador de RH da Terracom, Neri Bombonato, a oportunidade ocorreu por uma feliz coincidência. “Surgiu uma necessidade da empresa, ao passo que soubemos da reportagem. Como tínhamos que fazer uma contratação, resolvemos chamá-la para uma conversa e, na ocasião, ela demonstrou muita energia e vontade em fazer parte da nossa equipe de varrição”.
Neri explica que será um contrato temporário, procedimento rotineiro na empresa. Maria Lúcia irá ocupar uma vaga que surgiu em virtude de reestruturação da equipe, devido a um afastamento por licença maternidade. “Levamos em conta a garra que ela demonstrou, pois a função não é tarefa fácil. Assim, ela terá tempo para se adaptar e, quem sabe, ser efetivada ”.
E para Maria Lúcia, o primeiro dia de trabalho foi maravilho, comprovou que era mesmo o que ela esperava. Nem mesmo a chuva do começo da manhã tirou sua empolgação por estar realizado um grande sonho: “Sonhar é bom, mas realizar é muito melhor. Estou muito grata. Aqui não é igual a uma faxina, tem interferência direta do sol, da chuva, do vento, mas é o que eu quero fazer, estou honrada em vestir essa camisa. O trabalho é cansativo, mas com essa minha amiga aqui, ‘a vassoura’, vou ter orgulho em manter essa cidade limpa e linda”.
Por fim, ela aproveita para deixar um conselho para quem, assim como ela, tem amor pela vida. “Nunca desista dos sonhos, sempre persista. Eu já tive muitos altos e baixos na vida e mesmo assim, não desisto de lutar”.
voltar