Matriz Cubatão | Tel. (13) 3369-5000 Fax. (13) 3361-2097

Comunicação

15 de outubro de 2020

Outubro Rosa: a Terracom apoia essa causa!

“Cuidado com as mamas, carinho com seu corpo”, este é o slogan da Campanha Outubro Rosa 2020, que visa conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, mesmo  diante da pandemia da Covid-19.
Sensível ao tema, a Terracom aproveita a oportunidade para divulgar entre seus colaboradores a relevância de cuidar da saúde, pois quanto mais cedo o câncer for diagnosticado e tratado, maiores são as chances de cura.

Segundo o Ministério da Saúde, toda mulher deve iniciar o rastreamento entre os 50 e 69 anos, através da mamografia, exame que pode ajudar a identificar o câncer antes dos sintomas. O câncer de mama é segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino.

Para este ano, são estimados 66.280 novos casos de câncer de mama em mulheres no Brasil.  Para reverter esse número, a prevenção é essencial. Investir na prática de atividade física e alimentação saudável, com manutenção do peso corporal adequado, estão associadas a menor risco de desenvolver câncer de mama: cerca de 30% dos casos podem ser evitados.  A amamentação também é um fator protetor.

Os principais sintomas são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas. Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos agentes estão relacionados a doença, como: envelhecimento; fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher (idade da primeira menstruação, ter tido ou não filhos, ter ou não amamentado, idade em que entrou na menopausa), histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.

Lembre-se: prevenir é o melhor remédio!

voltar