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Comunicação

14 de agosto de 2020

Terracom entrega viaduto em curva para a entrada de Santos

Após 18 meses de trabalho ininterrupto, a Terracom entrega ao município de Santos uma Obra de Arte Especial, um Viaduto em curva que liga duas importantes Avenidas (Martins Fontes e Nossa Senhora de Fátima), na entrada da cidade. Envolvendo 180 colaboradores e dezenas de equipamentos, o empreendimento é um dos grandes destaques do Programa Nova Entrada de Santos e tem por finalidade dar agilidade ao imenso fluxo de veículos que passa diariamente pela região, estimado em mais de 130 mil.
Com 471 metros de extensão, duas faixas de rolamento com 3,6 metros de largura e 5 pilares de sustentação, com 1,50 metros de diâmetro cada, o Viaduto segue todos os padrões de segurança, aponta o coordenador da obra, o engenheiro Márcio Brites. “O Viaduto foi concebido com super elevação da via na curva, conforme norma brasileira, melhorando a aderência dos veículos. Além disso, foram empregadas barreiras laterais (guarda-rodas), sinalização horizontal e vertical para orientar o condutor”.
A concepção do seu formato em cálice garantiu à obra requinte e leveza. “Ela reduziu o peso próprio do Viaduto e permitiu a execução de grandes vãos, um com 35 metros e quatro com 40 metros”.
Com peso total estimado de 11 mil toneladas, o Viaduto começou a ser erguido sobre 243 estacas cravadas (143 para fundação do Viaduto e 100 para fundação da estrutura do cimbramento). “A estaca mais curta atinge 25 metros de profundidade e a mais longa 50 metros”, explicou o engenheiro Márcio Brites.
No quesito ferragem, a soma de todo material utilizado, se fosse alinhada, resultaria em 570 quilômetros, distância equivalente entre as cidades de Santos e Birigui.
E, como toda grande obra tem seu diferencial, o Viaduto em curva também exigiu cuidados especiais. Por conta do seu desenho arquitetônico, toda construção da estrutura teve que ser moldada “in loco”. “O emprego de formas de madeiras produzidas na obra artesanalmente é que garantiu todas as suas curvaturas”.
Além dos desafios impostos pela Engenharia, também foi preciso conciliar a interferência na via com o trânsito da região, uma vez que a obra está localizada no principal acesso de entrada e saída da cidade. Outros fatores de grande impacto na evolução dos trabalhos foram as investigações e os remanejamentos das inúmeras interferências, previstas e não previstas, entre as quais, adutoras de água; rede de recalque de esgoto; gasoduto; drenagem; telefonia; fibra ótica e redes elétricas de média e alta tensão.
Mudando diariamente o cenário local, o canteiro se mobilizou na conclusão de etapas distintas, entre as mais marcantes, destaque para a conclusão da fundação; montagem e desmontagem do cimbramento; concretagem da estrutura; pavimentação e, por fim, a iluminação.
E por falar em luzes, foram utilizadas 325 luminárias lineares de LED para produzir uma iluminação cênica com a possibilidade para reproduzir até 67 milhões de combinações de cores, o que certamente trará novos ares à paisagem e um charme sem precedentes a nova entrada da cidade.
“Para nós da Terracom é uma honra fazer parte dessa história. Estamos entregando não apenas uma obra, mas um verdadeiro marco. Sabemos que esse viaduto era aguardado pelos santistas há anos. Agora, vai possibilitar o aumento da mobilidade urbana e muito mais qualidade de vida aos residentes e visitantes. Isso é uma satisfação para a empresa e, sem dúvida, para cada um dos profissionais que se empenhou na execução dessa nobre tarefa”, pontua Márcio Brites.
CERIMÔNIA
Por conta da pandemia de Coronavírus, a cerimônia de inauguração ocorreu de forma virtual, a partir do Centro de Controle Operacional (CCO), localizado no Paço Municipal (Centro), e pode ser acompanhada pelos canais da Prefeitura no Facebook e no Youtube.
“Quero agradecer a todos os trabalhadores que se empenharam sob sol e chuva durante a pandemia, essas milhares de pessoas que tornaram esse sonho realidade”, disse o prefeito Paulo Alexandre Barbosa durante a videoconferência, com participação do governador João Doria.
Barbosa ainda ressaltou o papel do Legislativo Santista na viabilização do programa de obras na entrada da Cidade. “Quero agradecer a todos os vereadores por essa parceria entre a Prefeitura e a Câmara Municipal”.
Durante o encontro virtual, o governador elogiou o trabalho desenvolvido conjuntamente por Município e Estado. “Essa cerimônia é cercada de valores. É muito importante que a gestão pública seja feita assim, integrando todos em prol do povo”, disse, lembrando que ainda há outros projetos a serem executados em Santos. “Temos ainda mais três viadutos para ser entregues”.
Da videoconferência também participaram a deputada estadual Rosana Valle; os deputados estaduais Caio França, Kenny Mendes e Matheus Coimbra; os secretários estaduais Marco Vinholi (Desenvolvimento Regional) e João Otaviano Machado (Logística e Transportes) e o presidente da Câmara Municipal de Santos, Rui de Rosis.
O viaduto recebeu o nome de Paulo Gomes Barbosa, prefeito de Santos entre 1980 e 1984, pai do atual chefe do Executivo Santista – homenagem concedida por meio da Lei Municipal 3.696/2020.
PROJETO ARQUITETÔNICO
Gestor do Programa Nova Entrada de Santos, o arquiteto da Prefeitura Wagner Ramos lembra que o projeto original apresentado pelo Estado ao Município previa uma estrutura com formas quadradas e retangulares. “Entendemos que deveria ter um formato mais bonito e esbelto. Demandou um pouco mais de tempo, mas o resultado é o que temos hoje: um produto arquitetônico grandioso, condizente com aquilo que a gente pretendia para embelezar a entrada de Santos”.
DRENAGEM
Além da questão viária, Ramos destaca as obras realizadas para melhor escoamento das águas da chuva, com oito quilômetros de novas tubulações. “Houve um grande investimento em drenagem, incorporando os projetos do programa Santos Novos Tempos que contemplavam o leito da Avenida Martins Fontes, com implantação de galerias e tudo o que estava previsto no projeto, incluindo intervenção em moradias subnormais da Vila Alemoa (com moradores transferidos para novas habitações) para conduzir as águas pluviais de forma mais adequada ao Rio São Jorge”.
Segundo ele, novos serviços ainda serão executados por meio dos governos estadual e federal, como uma estação elevatória e a restruturação do sistema de drenagem sob a linha férrea, em direção ao Rio Lenheiros.
LIBERAÇÃO DO TRÂNSITO
Na sequência, o prefeito se dirigiu da Prefeitura para o viaduto e liberou oficialmente o trânsito após descerramento de placa oficial com o nome da nova estrutura.
TRÂNSITO SERÁ REORDENADO
O trânsito na entrada da Cidade terá um novo ordenamento com a entrega do viaduto que interliga as Avenidas Martins Fontes e Nossa Senhora de Fátima, pelo qual irão trafegar carros, motos e ônibus. A circulação de caminhões acima de dois eixos será proibida (já existe restrição para esse tipo de veículo na Av. Martins Fontes).
Com a remodelação do viário, será eliminado o semáforo na confluência das duas avenidas. Os veículos que estiverem na Martins Fontes com destino à Zona Noroeste e São Vicente irão pelo viaduto, enquanto aqueles que se dirigem à Rodovia Anchieta passarão sob a estrutura.
ROTATÓRIA
Já a rotatória construída sob o viaduto funcionará, inicialmente, apenas como retorno da Av. Nossa Senhora de Fátima, de forma a permitir a conclusão de intervenções em andamento pela Ecovias para o acesso à Rodovia Anchieta. A CET-Santos e a permissionária do sistema terão reunião nos próximos dias para definir prazo e outros detalhes sobre a programação dos serviços a serem realizados. Quando estiver totalmente liberada, a rotatória poderá receber o movimento de saída e chegada de veículos pela Anchieta.
Por enquanto, os veículos procedentes da Av. NS de Fátima com destino à rodovia, seguem pela Av. Martins Fontes, fazem o retorno na altura do cemitério do Saboó para passar sob o novo viaduto em direção a Cubatão/São Paulo. Já para os caminhões, segue mantida a rota pela Rua Boris Kauffmann.
LIBERAÇÃO DE VIA
Ainda com a entrega do viaduto, a CET estará encerrando o bloqueio implantado na Rua Mário de Andrade, entre a Rua Monsenhor João Martins Ladeira e a Av. Nossa Senhora de Fátima. O trecho permaneceu fechado para funcionar como acesso ao canteiro de obras.
TRANSPORTE COLETIVO
Seguirão pelo viaduto linhas municipais que atendem bairros da Zona Noroeste e as intermunicipais com destino às cidades de São Vicente e Praia Grande. Duas baias para os coletivos foram construídas na Av. Martins Fontes, logo após o cemitério do Saboó. A primeira, situada na direção do trecho entre as ruas Flamínio Levy e Babalorixá Vivaldo P. Carvalho, destinada a todas as linhas intermunicipais e mais a linha 108 do sistema municipal, que atende o bairro Piratininga. A segunda baia fica mais à frente, já próxima à subida do viaduto, e servirá apenas para linhas municipais (exceto a 108).
Cada ponto estará sinalizado com placa com indicação das respectivas linhas que fazem parada ali.
FISCALIZAÇÃO ELETRÔNICA
Próximo à subida do viaduto funcionará radar para controle de velocidade – máxima permitida será de 40 km/h. O equipamento eletrônico também fiscalizará o tráfego de caminhões (acima de 2 eixos). Haverá sinalização (placa e painéis) informativa sobre a proibição. Já instalado e em operação, o aparelho será acionado para fins de autuação apenas a partir de quarta-feira (19/8).
Na Avenida Martins Fontes já existe proibição de circulação de caminhões acima de dois eixos. O tráfego desses veículos continua sendo pela área portuária, com a seguinte rota: Av. Visconde de São Leopoldo, Rua Cristiano Otoni, Av. Engenheiro Augusto Barata e viaduto da Alemoa.
Monumento em homenagem ao Santos FC é entregue
A entrada da Cidade ganhou um novo marco em homenagem ao Santos Futebol Clube, inaugurado nesta sexta-feira, junto com o viaduto em curva. A escultura tem o formato de uma camisa de futebol com o número dez na parte traseira, fazendo alusão ao maior jogador de todos os tempos, Pelé, que brilhou no time. O novo marco está próximo ao elevado, na confluência das Avenidas Martins Fontes e Nossa Senhora de Fátima e a Via Anchieta.
O monumento tem cerca de 6,50m do chão à parte mais alta da escultura. A camisa, de 3 metros de altura e 1,5m de largura, foi feita em chapa de aço tratada com jateamento, pintura anticorrosiva branca e o número dez em preto, com acabamento total em poliuretano. A base da peça é triangular, com 3,5m de altura por 2,5m de largura, toda em concreto revestido com granito preto.
Durante a cerimônia desta sexta-feira, Pelé foi representado pelo filho Edinho, ex-goleiro do Santos FC, que esteve presente no CCO para se manifestar. “Agradeço em nome do meu pai. É um orgulho e uma honra muito grande. Ele receber essa homenagem em vida é tudo o que importa para ele”.
Na oportunidade, junto ao prefeito, ele descerrou a placa que dá o nome do Rei do Futebol ao viaduto erguido pelo governo do Estado na chegada a Santos, no quilômetro 65 da Rodovia Anchieta.
O arquiteto Carlos Prates é o autor do projeto do monumento atual e do anterior que esteve em frente ao antigo posto Marilu, pelos últimos 30 anos. “A ideia de projetar uma camisa teria que ser diferente e única, por isso optamos pela versão retrô dos anos 20 com os furos na gola onde era trançada a cordinha”, explicou Prates. “Esse modelo era tradicional em quase todos os clubes do Brasil”, completou.
A harmonização do viaduto em curva e o novo marco em homenagem ao time brasileiro que leva o nome da Cidade para o cenário nacional e mundial foi comentada pelo arquiteto Prates. “Essa integração será uma referência para Santos, nesse local de destaque onde passam milhares de pessoas todos os dias. Essa remodelação viária era necessária e estou muito feliz e orgulhoso de participar desse projeto de êxito”.
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