Matriz Cubatão | Tel. (13) 3369-5000 Fax. (13) 3361-2097

Comunicação

11 de abril de 2019

Terracom faz reunião de acompanhamento dos avanços da obra da Nova Entrada de Santos

As obras que integram a primeira etapa do Programa Nova Entrada de Santos, realizadas pela Terracom, foram finalizadas. Os trabalhos foram concluídos em 12 avenidas, nove ruas, três praças e um pontilhão, todos localizados na Zona Noroeste. Foram executados serviços de implantação e limpeza de redes de drenagem, novas guias, sarjetas e calçadas, pavimentações e sinalizações desses locais.
Entre os destaques, podemos citar a implantação 18 km de corredores de ônibus, pavimentação, passeios públicos, novo mobiliário urbano, iluminação, revisão de redes de drenagem com troca de tubulações, sarjetas e bocas de lobos, sinalização.
Reunião técnica – O balanço foi apresentado na manhã de quinta-feira (11), durante reunião para tratar sobre assuntos relacionados às obras do Programa Nova Entrada de Santos. Estavam presentes o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa; o superintendente da Terracom, Marcos Diniz e ainda o engenheiro Ângelo José da Costa Filho, secretário de Infraestrutura e Edificações; o assessor Ernesto Tabuchi, da Secretaria do Governo; o gerente do Programa Nova Entrada de Santos, Wagner Ramos; o Diretor de Obras da Terracom, engº Luiz Roberto Menin; e do coordenador de Engenharia, engº Marcio Brites.

Confira as vias concluídas pela Terracom na etapa 1 do Programa Nova Entrada de Santos:
Av. Nossa Senhora de Fátima, entre Avenida Haroldo de Camargo e Rua Julia Ferreira de Carvalho; Av. Martins Fontes, entre Praça Lions e Praça Rui de Lugo Vina; Av. Haroldo de Camargo, entre Avenida Nossa Senhora de Fatima e Rua Antonio Alves Arantes; Av. Visconde de São Leopoldo; Av. Getúlio Vargas; Av. Jovino de Melo; Av. Eng.º Manoel Ferramenta Jr.; Av. Hugo Maia; Av. Álvaro Guimarães; Pontilhão da Av. Jovino de Melo com a Rua Cristiano Solano; Rua Visconde do Embaré; Rua Cristiano Ottoni; Rua Mario Craccho; Rua Pedro de Castro Rocha; Rua Prof.º Francisco Meira; Rua João Fracarolli; Rua Laurindo Chaves; Rua Francisco Di Domenico; Rua Maria Patrícia; Rua Cristiano Solano, entre Avenida Jovino de Melo e Rua Pastor João Wesley; Rua José Dias de Moraes; Rua Dom Jayme de Barros Camara; Praça Antônio Guilherme Gonçalves; Praça Júlio Dantas e Praça Jerônimo La Terza.

ETAPA 2 – Em seguida, a enfase foi para os trechos em andamento da Etapa 2, com trabalhos na Rua Júlia Ferreira e Zeonor; Avenida Beira Rio e no Pontilhão da Rua Julia Ferreira. Já finalizadas, destacou as Ruas Itanhaém, São Sebastião, Pedro Paulo di Geovane, Pastor João Wesley e o Pontilhão da Rua Roberto de Molina. Em atraso, apenas a Rua Ana Santos, atualmente paralisada devido à existência de interferências da Comgás e Sabesp sendo tratadas pela Prefeitura.

ETAPA 3 – Com relação a Etapa 3, os trabalhos estão concentrados no Pontilhão do Rio Lenheiros; na instalação de rede adutora de 300 na Pista 2 da Avenida Martins Fontes e ruas Ilha Bela e São Vicente; e na cravação das estacas para o Viaduto em Curva que vai ligar as avenidas Martins Fontes e Nossa Senhora de Fátima. Na Martins Fontes já foram colocadas 19 estacas de um total de 73. Já na Nossa Senhora de Fátima foram cravadas 71 estacas entre as de sustentação e cimbramento (estrutura metálica provisória que sustenta as formas, até que o concreto armado alcance a resistência estrutural necessária).
O viaduto terá 395 metros de extensão. A obra tem previsão de entrega para julho de 2020. A construção do viaduto na entrada da Cidade integra a etapa 3 do Programa Nova Entrada de Santos que tem investimento de R$ 76 milhões para essa fase.
O elevado tem como diferencial sua forma em curva que faz com que cada trecho tenha um ângulo diferente e não tenha como utilizar materiais pré-moldados em sua construção. Toda a estrutura é montada no canteiro de obras. Após a conclusão dessa obra, o trânsito dessa região será totalmente remodelado, eliminando os semáforos hoje existentes.

voltar