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Comunicação

8 de abril de 2020

Terracom distribui máscaras respiratórias aos seus colaboradores

Dando continuidade ao Plano de Ação contra o Coronavírus, a Terracom obteve uma grande conquista. Em tempos de escassez de suprimentos, adquiriu um grande lote de máscaras respiratórias. Desde o início da semana, dia 6, o  EPI está sendo distribuído a todos os funcionários da empresa, seguido de uma orientação detalhada  quanto a sua correta utilização.

Em paralelo a distribuição das máscaras, as demais ações, implantadas desde o surgimento da pandemia, continuam em vigor, entre elas:

 

– Criação de oito equipes de apoio, motorizadas, que percorrem as frentes de trabalho (Limpeza Urbana/ Canteiros de Obra) para dar suporte aos funcionários e, sobretudo, fiscalizar o cumprimento das ações adotadas pela empresa. Cada equipe tem à disposição um veículo adesivado, de fácil identificação, além de termômetro infravermelho.

– Para centralizar as informações, instituiu um Comitê de Crise, composto por membros da Diretoria, Segurança do Trabalho, Recursos Humanos, Comunicação e Área Médica. O grupo se reúne todos os dias para analisar providências adotadas e futuras, bem como monitorar os impactos do Coronavírus na vida dos colaboradores.

– Fornecimento de álcool em gel para higienização das mãos dos colaboradores. Vale ressaltar que, diante da dificuldade de encontrar o produto no mercado, redobramos o empenho e conseguimos adquirir uma quantidade que, atualmente, nos permite distribuir para todos, centralizando os frascos com os encarregados que passaram a ser agentes fiscalizadores, pois eles conscientizam quanto a importância do uso e, de hora em hora, ou quando se faz necessário, orienta para que seja feita a higienização das mãos.

– Além disso, a Terracom está preparando um estudo junto a um laboratório qualificado e certificado para transformar o álcool líquido numa versão em gel. Essa é mais uma forma que a empresa encontrou de suprir as deficiências do mercado e amparar seus trabalhadores.

– Aferição da temperatura corporal dos colaboradores por amostragem.

– Higienização das instalações da empresa, nos moldes do que está sendo feito nas ruas, pontos de ônibus e entorno das Unidades de Saúde, em Santos e em Guarujá. Além de reforço nas orientações de higienização pessoal dos colaboradores, suas roupas e acessórios de trabalho.

– Nos refeitórios internos, foi intensificada a higienização e o número de cadeiras teve redução de 50% para o maior espaçamento das pessoas. Além disso, os talheres são envelopados individualmente e os utensílios são trocados a cada 30 minutos. Além disso, as equipes da cozinha utilizam máscaras cirúrgicas e luvas, com rigorosa higiene das mãos, tanto no preparo quanto na hora de servir as refeições.

– Ainda no ambiente dos refeitórios internos, ao término da refeição, o funcionário é orientado a deixar o local o mais rápido possível.

– Através do Departamento de Comunicação, há ampla divulgação de notícias referentes as formas de prevenção (baseadas nas orientações do Ministério da Saúde), bem como comunicados frequentes a respeito das medidas adotadas pela empresa.

– Forte campanha de conscientização, com orientações quantos aos riscos e prevenção ao Coronavírus, tanto no ambiente de trabalho quanto no âmbito familiar.

– Os ônibus de transporte dos funcionários estão sendo higienizados duas vezes ao dia.

– Demarcação do solo para garantir o espaçamento obrigatório das pessoas nas filas do ponto eletrônico, refeitório e desjejum.

– Cancelamento de eventos internos e externos, de qualquer natureza, bem como utilização de recursos virtuais para reuniões imprescindíveis.

– Reforço na limpeza das áreas administrativas para higienização permanente de corrimãos, telefones, torneiras, maçanetas, interruptores e outros objetos de uso coletivo.

– Espaçamento dos funcionários de um mesmo setor.

– Dispensa através do Descanso Remunerado para menores aprendizes e colaboradoras grávidas.

– Adoção do sistema de rodízio, home office e férias para funcionários que se enquadram no “grupo de risco” e ainda para parte dos demais colaboradores que compõem o quadro da empresa.

– Liberação da catraca para entrada dos funcionários com o intuito de evitar as filas e aglomeração do pessoal.

– Colocação de “pias móveis” em pontos estratégicos para que os funcionários possam lavar as mãos com água e sabão com mais frequência.

– Retomada do Diálogo Diário de Segurança (DDS), com as seguintes regras:  realizado ao ar livre, com poucos participantes e mantendo a distância mínima recomendada de 1,5 metros entre cada um. Essas reuniões tem o intuito de reforçar as ações da empresa no combate ao Coronavírus.

– Compra de termômetros infravermelho ou “termômetro pistola”, equipamentos que podem medir rapidamente a temperatura da superfície sem entrar em contato com a pele da pessoa.

Através destas ações e de outras que ainda serão tomadas, levando em conta a própria evolução dos casos e as diretrizes do Ministério da Saúde, a Terracom se mostra sensível ao gravíssimo problema e não medirá esforços para garantir a saúde dos seus colaboradores.

Por fim, vale lembrar que boa parte das nossas atividades são consideradas “serviços essenciais”, de acordo com Decreto Federal nº 10.282, de 20 de março de 2020, e Decretos Estadual e Municipal.

 

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