Matriz Cubatão | Tel. (13) 3369-5000 Fax. (13) 3361-2097

Comunicação

28 de maio de 2020

Terracom inicia coleta de resíduos flutuantes em Santos

Com o intuito de diminuir consideravelmente a quantidade de detritos que se acumulam na maré por conta do descarte irregular e que, na sequência, chegam a faixa de areia, a partir de hoje Santos passa a contar com o serviço de coleta de resíduos flutuantes, uma iniciativa ambientalmente correta, fruto de uma parceria entre a Prefeitura e Terracom.
Através de um barco catamarã com motor de polpa e capacidade para recolher e armazenar até 3,5 m³ de resíduos por viagem, o Ecoboat, como é chamado, fará a limpeza durante 7 horas de operação diária. Além disso, se encarrega da destinação do material recolhido, que segue aos cuidados da Terracom para a estação de transbordo e, por fim, para o aterro sanitário Sítio das Neves.
A coleta dos flutuantes vai funcionar de segunda a sábado, com percurso definido no entorno dos bairros São Manoel, Jardim Rádio Clube e Alemoa, com término na entrada do canal do Porto.
De acordo com o engenheiro Antonio de Mello Neto, diretor de Operações da Terracom, a expectativa é contribuir com o Meio Ambiente e gerar mais qualidade de vida para a população. “Esperamos que a areia da praia fique muito mais limpa”.
O engenheiro agrônomo da Secretaria de Governo, Marco Aurélio Neves da Silva, assessor da Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Santos explica que a demanda surgiu após constatação de que a presença desses resíduos na faixa de areia estavam aumentando, motivada pelo descarte incorreto. “Temos garrafas pets, material reciclado dos mais variados, restos de móveis, sacolas e muitos outros objetos. A ideia é recolher o material antes que chegue as praias, beneficiando tanto os frequentadores da orla quanto quem reside próximo a esses ecossistemas”.
Sobre a Ecoboat: tem projeto naval patenteado pelo Engenheiro Maurício Piquet e atuação em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. A empresa já recolheu mais de 900 toneladas de resíduos do Rio Pinheiros, em São Paulo e mais de 1500 toneladas na Baía de Guanabara, Rio de Janeiro. 

 

voltar