Matriz Cubatão | Tel. (13) 3369-5000 Fax. (13) 3361-2097

Comunicação

14 de agosto de 2017

Terracom realiza curso de formação de brigadistas

Os brigadistas compõem a primeira barreira de contenção de uma emergência em uma empresa, por isso o treinamento para a capacitação dos colaboradores nesta função é fundamental para a segurança das pessoas e preservação do patrimônio. No dia 25 de março, a Terracom promoveu na sua matriz, o curso anual de formação de brigadistas para 36 colaboradores que já estão aptos para exercer a função.

Foram oito horas de treinamento teórico e prático, conforme prevê a Instrução Técnica (IT-17) do Corpo de Bombeiros e a Norma Regulamentadora (NR-23) do Ministério do Trabalho e Emprego. “Nenhum sistema de prevenção de incêndio será eficaz se não houver colaboradores treinados e capacitados para operá-lo”, destaca o engenheiro de Segurança do Trabalho, Luiz Xavier, responsável pela organização e coordenação do curso.

A aula prática contou com a utilização de extintores, maneabilidade com mangueiras, combate a princípios de incêndios, abandono de área, controle de pânico e vistoria técnica nos equipamentos. “Com capacitação para situações imprevistas e de emergência, controle emocional e conhecimento de técnicas de primeiros socorros, os brigadistas podem ser decisivos em situações críticas, evitando que vidas sejam perdidas”, enfatiza Luiz.

Para o colega Celso Luiz Curvello, assistente de pessoal, foi uma oportunidade de agregar conhecimento não só para aplicar no ambiente de trabalho, mas também no dia-a-dia, em qualquer circunstância. “Situações de emergência podem acontecer em qualquer lugar, desde um incêndio até um acidente doméstico. Se estivermos capacitados para ajudar antes da chegada do socorro profissional, pode fazer toda a diferença”.

Mas quem pensa que ser brigadista é prerrogativa de homens está enganado. A brigada de incêndio da Terracom também conta com mulheres. “É verdade que temos menos força que os homens, por isso o curso nos ensinou técnicas para compensar isso e realizar os procedimentos com a mesma eficiência, principalmente no tocante à prevenção, tudo de forma bem didática. Muitas vezes, algumas situações de risco podem passar despercebidas por falta de conhecimento”, relata Mariellen Magda dos Santos Silva, assistente administrativa.

O curso contou com a participação de 23 colaboradores da matriz, 11 da Terrestre Ambiental e dois da Autoclave. Formada a Brigada de Incêndio, anualmente dever acontecer um novo curso de formação ou reciclagem. Vale lembrar que os brigadistas têm como principal função iniciar o combate à emergência somente até a chegada do Corpo de Bombeiros.

voltar