Matriz Cubatão | Tel. (13) 3369-5000 Fax. (13) 3361-2097

Comunicação

5 de setembro de 2019

Voa SP reinaugura terminal de passageiros do aeroporto de Itanhaem

O terminal de passageiros do Aeroporto Dr. Antonio Ribeiro Nogueira Júnior, em Itanhaém, foi reinaugurado em 5 de setembro. Trata-se do primeiro investimento na modernização do aeródromo, que pertence ao Governo Estadual e está sob concessão da empresa VoaSP desde 2017.

Na cerimônia, a concessionária anunciou investimentos no aeroporto para o próximo ano. O objetivo é que Itanhaém seja classificado como comercial. Assim, além de viagens para plataformas de petróleo, poderá trabalhar também com voos nacionais de passageiros. Hoje, apenas voos executivos e um aeroclube operam no local.

Por enquanto, apenas voos executivos e um aeroclube funcionam no local. De olho no potencial do mercado, a  concessionária VoaSP,  responsável pela administração do Aeroporto de Itanhaém e de mais quatro no Estado,  protocolou junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) pedido para viabilizar a classificação do Aeroporto de Itanhaém como sendo comercial, para voos nacionais e de apoio às plataformas de petróleo (offshore). “Estamos em tratativas com companhias brasileiras e estrangeiras”, ressalta o presidente Coronel Marcel Moure.

Entre os investimentos previstos, estão instrumentos para segurança de pousos e decolagens e um sistema para indicar, de forma mais precisa, que um avião está se aproximando da pista.

Até abril do ano passado, helicópteros iam e voltavam ao Aeroporto de Itanhaém, transportando funcionários da Petrobras e terceirizados para as plataformas de Merluza e Mexilhão, na Bacia de Santos. As operações foram transferidas para o Aeroporto Roberto Marinho, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Eliseu Braga Chagas, afirma que o aeroporto beneficiará a economia regional. “O investimento no local impulsionará a cadeia produtiva que envolve todo o trade turístico, possibilitando um futuro promissor para o Litoral e o Vale do Ribeira.”

 

ITANHAÉM

O Aeroporto foi construído na década de 1950, mas somente a partir dos anos 2000 passou a receber investimentos. A pista tem 1.350 metros. O terminal recebe até 300 passageiros por operação. O aeródromo pode operar, simultaneamente,  dois Boeings 737, que transporta 100 passageiros cada, e quatro ATRs, que tem capacidade para 70 (passageiros cada).

VOA SP

A empresa nasceu com o objetivo de criar um novo conceito no mercado da Aviação Executiva Brasileira. Além de Itanhaém, a VoaSP administra os aeroportos de Bragança Paulista, Campinas, Jundiaí e Ubatuba.

A Terracom é sócia majoritária do empreendimento, com 55% de participação.

voltar